ENGENHEIROS QUE ATESTARAM SEGURANÇA DE BARRAGEM EM BRUMADINHO SÃO PRESOS

Foto: Fernando Moreno/Futura Press/Estadão Conteúdo
Fernando Moreno/Futura Press/Estadão Conteúdo

Cinco mandados de prisão temporária (de até 30 dias) pela foram cumpridos na manhã desta terça-feira, sendo três em Belo Horizonte e dois em São Paulo, na investigação da tragédia em Brumadinho, na Região Metropolitana de BH. Os alvos são três funcionários da Vale responsáveis pela barragem e dois engenheiros terceirizados que atestaram a segurança do empreendimento. Todos os detidos serão ouvidos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na capital mineira.

Sete mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na sede da Vale em Nova Lima, na Grande BH, em uma empresa de São Paulo que prestou para a mineradora serviços de consultoria e análise de barragem e contra pessoas ligadas a essa firma. Os documentos e provas apreendidos serão levados para o MPMG.

A ação foi realizada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, o MPMG, o Ministério Público de São Paulo, Polícia Civil de Minas Gerais e Polícia Civil de São Paulo.

Em nota, a Vale afirmou que “está colaborando plenamente com as autoridades e permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas.”

Fonte: Rádio Itatiaia