ESTACIONAMENTO ROTATIVO VOLTA A FUNCIONAR EM PATROCÍNIO APÓS 2 ANOS SUSPENÇO

Foto: ASCOM

O estacionamento rotativo de Patrocínio, no Alto Paranaíba, foi reativado depois de dois anos do serviço suspenso na cidade. A Rizzo Parking é a nova empresa contratada para administrar o parquímetro. A cobrança voltou a ser feita desde a última quinta-feira (2) com orientações sobre as regras.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Patrocínio, durante todo o mês de maio serão realizadas ações educativas e a partir de junho a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes (Sestran) passará a multar quem estiver fora das normas do estacionamento rotativo.

A cidade conta, agora, com mais de 2 mil vagas. São 1.700 vagas para automóveis e 650 para motocicletas divididas no hipercentro (azul), centro (verde) e área hospitalar (vermelho).

A tarifa atual varia de R$ 1 a R$ 4 conforme tipo de veículo, tempo e local estacionado (confira tabela abaixo). A cobrança é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado das 8h às 13h. Aos domingos não há taxa de estacionamento.

Idosos e pessoas com deficiência têm direito a isenção da tarifa desde que o veículo esteja estacionado na área reservada ao grupo e com o cartão do benefício visível no para-brisa.

O pagamento da taxa pode ser feito pelo aplicativo Rizzo Park, disponível para Android e IOS, ou nos 65 pontos de vendas. Confira a lista dos pontos de venda de crédito do estacionamento rotativo no site da Prefeitura de Patrocínio.

“O estacionamento rotativo realmente é necessário em uma cidade do tamanho da nossa. Nosso hipercentro é muito concorrido e com o estacionamento rotativo teremos uma regulação melhor no trânsito. Esse é o nosso grande objetivo, atender essa grande demanda da nossa cidade”, afirmou o prefeito Deiró Marra (PSB).

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Alcides Dornelas, a volta dos serviços de parquímetro tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionando a facilidade para estacionar. “Temos hoje aqui uma empresa muito séria e que sabe utilizar muito bem a sua tecnologia. Estamos trabalhando com seriedade e muita transparência para cumprir nosso propósito”, disse.

Entenda o caso

O estacionamento rotativo de Patrocínio teve início em 2014, com 1.276 vagas e 116 parquímetros instalados. A operação do sistema foi terceirizada para uma empresa privada, por meio de licitação feita pela Prefeitura. O contrato tinha validade de 10 anos e poderia ser renovado por mais 10 anos.

Em junho de 2015, a área do estacionamento rotativo foi reduzida e também houve mudanças no limite de permanência nas vagas.

Já em março de 2017, a Prefeitura de Patrocínio decidiu pela rescisão do contrato com empresa Expark Soluções em Trânsito Ltda e pela suspensão dos serviços do estacionamento rotativo. De acordo com o Município, a empresa não estava cumprindo as exigências estabelecidas no contrato firmado em 2013, após processo licitatório.

As irregularidades estavam relacionadas ao mal funcionamento dos parquímetros e do atendimento de fiscais, o não cumprimento do contrato trabalhista com os funcionários, além de diferença no valor do repasse da empresa para a Prefeitura.

Além disso, por ser subsidiária do serviço, a Prefeitura de Patrocínio foi condenada a arcar com o pagamento de processos trabalhistas de ex-funcionários da empresa, devido ao não cumprimento da legislação trabalhista.

Fonte: G1 Triangulo