INCÊNDIO EM MADEREIRA DE PATROCÍNIO
O 5° PELOTAO DE BOMBEIROS ATENDEU UM INCENDIO NA DATA DESTA QUINTA-FEIRA 18/10 AS 22:10, NA MADEIREIRA MADSUL LOCALIZADA NA AV. MARCIANO PIRES.
DURANTE RETORNO DE ATENDIMENTO DE UMA OCORRENCIA PELA AVENIDA MARCIANO PIRES, OS MILITARES OSERVARAM UMA FUMAÇA SAINDO DENTRO DO PÁTIO DA EMPRESA.
NA VERIFICAÇÃO FOI VISTO UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM FASE DE CRESCIMENTO EM UMA DAS PILHAS DE MADEIRA AOS FUNDOS DO DEPÓSITO COM CARGA DE INCÊNDIO DE RISCO ALTO – ACIMA DE 1200 MJ/m².
IMEDIATAMENTE OS MILITARES ADENTRARAM O PÁTIO ARROMBANDO O CADEADO DO PORTÃO DE ENTRADA E REALIZARAM CONTATO NO PELOTÃO PARA ENVIAR O AUTO BOMBA TANQUE SALVAMENTO PARA O LOCAL.
EM VIRTUDE DOS MILITARES NÃO ESTAREM COM UMA VIATURA COM RECURSOS HÍDRICOS, TENDO EM VISTA ESTAREM ATENDENDO OUTRA NATUREZA DE OCORRÊNCIA (VISTORIA DE ENXAME DE INSETOS) INICIACIARAM O MÉTODO DE RETIRADA DO MATERIAL PARA EVITAR A PROPAGAÇÃO A OUTROS EMPILHAMENTOS ATÉ A CHEGADA DO ABTS.
O INCÊNDIO EVOLUIU RAPIDAMENTE POR SE TRATAR DE COMBUSTÍVEL SÓLIDO, QUEIMANDO VOLUMETRICAMENTE.
QUANDO DA CHEGADA DO ABTS, OS MILITARES EQUIPARAM COM EPR E ARMARAM UMA LINHA ADUTORA COM 2 LINHAS DE ATAQUE REALIZANDO O RESFRIAMENTO E RETIRADA DO COMBUSTÍVEL(FUMAÇA) ATRAVÉS DA VENTILAÇÃO HIDRAÚLICA.
TRATANDO-SE DE MADEIRA TRATADA COM PRODUTOS QUÍMICOS, A FUMAÇA ELIMINADA ERA MUITO TÓXICA.
POR VOLTA DE 01:10 O INCENDIO FOI CONTROLADO EVITANDO QUE TODO O ESTABELECIMENTO FOSSE ATINGIDO.
APROXIMADAMENTE 700 MOURÔES FORAM COMPROMETIDOS.
APÓS CONTROLE DO INCÊNDIO, FOI REALIZADO O RESCALDO RESFRIAMENTO DA MADEIRA E RETIRARAM A MADEIRA QUEIMADA PARA OUTRO LOCAL ELIMINANDO O RISCO DE REIGNIÇÃO.
NÃO FOI POSSÍVEL PRECISAR A CAUSA DO INCÊNDIO.
FORAM GASTOS APROXIMADAMENTE 20 MIL LTS DE ÁGUA NO COMBATE.
ASCOM: CBMMG