SAÚDE MENTAL E CANIL MUNICIPAL FORAM DESTAQUES NA CÂMARA

A pauta principal da 31ª Reunião Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (27) no Plenário da Câmara Municipal, abordou dois temas importantes: Os cuidados com a saúde mental e as questões do Canil Municipal. Os temas foram abordados durante o Grande Expediente pela psicóloga Letícia Barra e a protetora de animais voluntária Nívea França, respectivamente.

Dentro da abordagem do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção ao suicídio, Letícia destacou o Projeto Social ACOLHER -@acolherptc-, criado em abril desse ano, que mantém um plantão de psicólogos e profissionais de saúde mental que, voluntariamente, buscam atenuar o sofrimento psíquico desencadeado por questões relacionadas à pandemia.

Por sua vez, a voluntária Nívea França, chamou atenção dos vereadores quanto a necessidade da “volta urgente do serviço de castração na cidade”, afirmou, assegurando que o número de animais (cães e gatos) nas ruas e praças da cidade têm aumentado significativamente. Nos dois pontos, todos os vereadores presentes a Ordinária desta terça-feira, se propuseram a auxiliar e buscar alternativas de solução junto ao Executivo Municipal.

Ordem do dia

Na “Ordem do Dia”, foram encaminhados para as Comissões Permanentes da Casa de Leis, 11 Processos de Lei. Em “Primeira Discussão” três outros projetos foram aprovados. Em “Segunda Votação e Redação Final”, os projetos de leis; nº 08/2021 (PLC nº 06/2021), que dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano do Município de Patrocínio de autoria do Executivo Municipal; nº 186/2021, que institui a “Semana de Conscientização da Epilepsia” no Município, de autoria do Thiago Malagoli (DEM) e o de nº 228/2021, que implementa o mês de conscientização, orientação e combate as Fake News de autoria do vereador Natanael Diniz(PL), foram aprovados e encaminhados ao Executivo Municipal.

Em “Votação Única” foram aprovados os Processos de Decretos Legislativos nº 11/2021, que concede Título de Cidadão Honorário ao Sr. Cássio Gontijo Brandão; nº 12/2021, que concede Título de Cidadão Honorário ao Sr. Pedro Guilherme Azolin Lulli, e o de nº 13/2021, que concede Título de Cidadão Honorário ao Sr. Domingos Farias de Macedo de autoria dos vereadores José Roberto dos Santos (Salitre – PTB), Raquel Rezende (PL) e Florisvaldo José de Souza (Valtinho DEM), respectivamente. Na oportunidade, também foram aprovadas 18 Indicações e 6 Moções de Aplauso.

Ascom/Câmara/Fotos Divulgação