SUCESSO DE PÚBLICO: 7° FESTIVAL DE CULTURA E COZINHA MINEIRA DO CERRADO RECEBEU MAIS DE 20 MIL VISITANTES
Com público e vendas de pratos recordes, 7º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado mostra sua força e grandiosidade.
Contando com a apresentação do Governo de Minas e da CEMIG e a realização da Associação Cultural da Associação Comercial de Patrocínio, ACIP/CDL, Sindcomércio, Prefeitura de Patrocínio, SEBRAE e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o evento, que foi fomentado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, exaltou a cultura e a cozinha mineira do Cerrado, oferecendo entretenimento diferenciado, impulsionando a economia local e reforçando a posição de Patrocínio como um destino turístico, cultural e gastronômico.
Os quatro dias de evento (um a mais que nas últimas edições) do 7º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado proporcionaram uma experiência única para os mais 20 mil visitantes que passaram pelo Espaço Cultural em Patrocínio, onde encontraram uma grande estrutura, com dois palcos, praça de alimentação coberta, 16 restaurantes, bar de drinks, bares oficiais Amstel, Lounge Bebidas Marra, Espaço Café Expocaccer SEBRAE, Wine Experience, Cookies e Espaço/Carreta SENAC.
O Festival ofereceu ainda o mais alto nível de diversidade cultural, com emocionantes espetáculos teatrais e de dança, feira de livros e de artesanato, lançamentos de livros e shows de grandes bandas locais e regionais, que apresentaram o melhor do rock, samba, jazz, pop rock e forró, além de shows históricos das bandas de destaque nacional 14Bis, IRA!, MR. GYN e Malta, que elevaram a energia do público com hits atemporais e performances contagiantes.
O café, tão enraizado na cultura e na economia de Patrocínio e do Cerrado Mineiro, também teve uma participação de destaque durante todo o festival. A programação contou com torra ao vivo realizada pela cafeteria Dulcerrado, bem como, degustação e venda dos cafés do respectivo portfólio de produtos, Curso Básico de Barista – ministrado pelo barista Maciel, palestra sobre cafés especiais com a barista e mestre de torra Poliana Gonçalves e o Campeonato de Torra “Torrefações do Ano – Edição Cerrado Mineiro”, organizado pela Industrial Atilla, que reuniu talentosas torrefações de vários Estados do Brasil em uma competição acirrada, que teve no pódio as torrefações “Coffee Roaster Porto Feliz” localizada em Patrocínio-MG em terceiro lugar, “deBongrado” localizada em Campos Altos- MG em segundo e “Blum’s Kaffee” localizada em Blumenau – SC como campeã.
O Espaço Café consagrou-se devido à parcerias valiosas como Expocaccer e SEBRAE, os quais acreditaram no projeto e viabilizaram a iniciativa, bem como, empresas de renome nacional e internacional a saber, Bunn, Cropster, Região do Cerrado Mineiro, Astoria representados pela Coffee Master.
Grande destaque do 7º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado os pratos apresentados pelos 16 Bares e Restaurantes participantes conquistaram os paladares dos visitantes com os sabores únicos dos ingredientes do Cerrado. Ao longo dos quatro dias de festa, foram vendidas mais de 16 mil unidades dos pratos criados pelos restaurantes Aroma e Art Café, Bar do Araújo, Barão, Cantina do Leitão, Dulcerrado, Heloy BBQ, Juca Bar, Lolita Massas Artesanais, Matriz, Nhac Restaurante, Peixe na Telha, Recanto, Seikō, Temaki Sushi Bar, Traira’s e Trapiche.
Na votação popular, o prato vencedor foi “Morangos apaixonados do cerrado na caneca” do Aroma e Art Café, com ganache de chocolate meio amargo, morangos, creme belga, cacau polvilhado e brigadeiro de café, que conquistou o paladar dos visitantes e levou o prêmio de R$ 500.
Já no voto dos chefs do SENAC, o prato vencedor foi o “Big Hot” do restaurante Seikō, um crocante hot roll com tartare de salmão, crispy de couve, especiarias, tarê artesanal e cream cheese de araticum, que se destacou na combinação de sabores e apresentação, recebendo o prêmio de R$700.
Os parceiros culturais e educacionais do 7º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, também garantiram momentos inesquecíveis para o público, com os shows da noite de sexta-feira (Mally e IRA!) proporcionados pelo projeto Minas ao Luar, e as oficinas gastronômicas, aula show e oficina “Mini Chefs” realizadas no Espaço/Carreta Senac Móvel, com os chefs José Humberto e Luciano Avellar. Com destaque também para as oficinas “Mini Chefs” realizadas na creche São José e no Patronato, oferecendo momentos de aprendizado e diversão para as crianças.
A “Festa do Churrasco Heloy BBQ + Convidados” na tarde de sábado, atraiu os aficionados pelos sabores da brasa, com um cardápio com diferentes de cortes de carne e acompanhamentos. No domingo o Festival recebeu ainda o “Pedal do Festival”, um percurso ciclístico de 20km pelas belas paisagens do Cerrado Mineiro, o Encontro de Moto clubes e a Exposição de Carros Antigos em parceria com a Equipe Garage Car Clube – Divisão Patrocínio e o Clube dos Antigos.
O 7º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado teve o valioso apoio e patrocínio de Bebidas Marra, Expocaccer, Gráfica A3, Leite & Corte, Sattva Saúde e Segurança, Sicoob Coopacredi, TV Integração, Unimed Patrocínio e Visuarte Comunicação Visual, empresas comprometidas com a valorização da cultura e da gastronomia regional e que foram fundamentais para o sucesso do evento, proporcionando uma experiência única, repleta de sabores, cultura e entretenimento para os visitantes.
Com um crescimento notável e a consolidação como o maior evento cultural e gastronômico da região, o 7º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado encerrou com bastante sucesso seus quatro dias de celebração.
“O Festival dos Festivais” retorna em 2024 com a promessa de ser ainda maior e mais marcante, mantendo sempre o seu objetivo de exaltar a Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado promovendo momentos de descontração e integração, valorizando os Bares e Restaurantes da cidade e impactando positivamente a economia local.
ASCOM