ESCOTEIROS DE PATROCÍNIO E GUIMARÂNIA PARTICIPAM DE EVENTO NACIONAL EM BARRETOS

Na última semana, entre os dias 13 e 20 de julho, foi realizado na cidade de Barretos/SP, um encontro nacional de jovens escoteiros, em celebração aos 100 anos da organização Escoteiros do Brasil.

O encontro contou com a participação de mais de 6000 pessoas entre jovens de 11 a 18 anos e adultos voluntários.

As cidades de Patrocínio e Guimarânia foram representadas pelo Grupo Escoteiro Águas do Tufin, através dos jovens Eduardo Silvério, Samuel Andrê e Thayara Costa, que foram acompanhados pela escotista Cassia dos Anjos.

Durante toda a semana os jovens permaneceram acampados no famoso Barretão, onde diariamente preparacam suas próprias refeições e realizaram atividades variadas, desde técnicas de sobrevivência, apresentações culturais, passando por aventuras e lazer, inclusive com um dia inteiro no Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Juntamente com jovens de todo o país e também de representantes de Portugal e Honk Kong, nossos representantes tiveram uma oportunidade única de fazer amizades e trocar experiências em um momento que ficará guardado para sempre em suas memórias, marcando de forma positiva sua adolescência.

O escotismo é um movimento de educação não formal que trabalha para desenvolver ao máximo as potencialidades de crianças e jovens para que eles se tornem adultos de caráter, comprometidos com a formação de um mundo melhor.

Em Patrocínio o escotismo é oferecido através do 203° Grupo Escoteiro de Minas Gerais, com atividades aos sábados, no distrito de São João da Serra Negra, atendendo a crianças a partir de 6 anos e meio.

O trabalho é totalmente voluntário e, segundo uma das responsáveis pela criação e manutenção do grupo, Cassia dos Anjos, o grupo corre risco de suspender suas atividades a partir de agosto por falta de adultos voluntários. “O escotismo transforma vidas.

A experiência que vivenciei com os jovens durante esta semana foi incrível.

Mas a cada sábado fazemos um pouquinho na construção de um mundo melhor com nossos jovens através de atividades educativas, experiências ao ar livre, acampamentos…

O escotismo é um universo riquíssimo, mas não funciona sem voluntários. E, infelizmente, estamos com poucas pessoas dispostas a dedicarem seu tempo em prol desse ideal.”

Conheça um pouco mais sobre o escotismo, esse movimento educacional centenário, presente em quase todos os países do mundo, em www.escoteiros.org.br.

E as atividades do Grupo Escoteiro Águas do Tufin podem ser vistas no Instagram @ge203tufin.

Edmar Cunha/ Diariopatrocinense